24 de set. de 2010

Hora de Mudar!!


Ontem Luxemburgo foi demitido do Atletico-MG depois de ser goleado pelo Fluminense. Luxemburgo foi de longe um dos grandes técnicos que vi no Palmeiras e que de 93 a 2003, montou os melhores times do País. Suas equipes não só ganhavam títulos, mas com soberania, aplicando um futebol de primeira qualidade. Inesquecíveis os times do Palmeiras de 93/94/96, o Cruzeiro de 2003, os gambás de 98 e o Santos de 2002.

Infelizmente, Luxa se perdeu nos seu ego e realmente acreditou que nunca cairia. Movido por problemas pessoais, como muitos dizem, passou a treinar os times que dirigia de menos acreditando que a simples presença dele no banco de reservas seria o necessário. Ainda acreditou que poderia controlar jogadores de nome e bons de bola, mas com caráter duvidoso e com egos maiores que o dele. Ledo engano. O grande pecado de Luxemburgo foi não ver que os tempos mudaram. Suas recentes passagens por Santos, Palmeiras e Atletico-MG mostram um técnico perdido e em plena decadência se nada for feito. Seu futuro hoje é incerto, e ele mesmo admitiu que precisa se reciclar. Talvez seja o primeiro passo para uma renovação. Ele foi um inovador em 1990, mas 20 anos depois está atrás até de técnicos iniciantes como Dorival Jr e Adilson Batista.

Luxemburgo é só mais um caso do que a inércia e comodismo podem fazer com alguém ou com alguma organização. Da mesma forma que Luxemburgo, o ditos dirigentes do nosso amado Palmeiras, há tempos deitaram em berço esplendido acreditando que só o nosso passado e o nome construído seriam suficientes para manter o nosso futuro. Como está acontecendo com Luxemburgo, nós também estamos sendo penalizados por anos de estagnação e nenhuma visão estratégica de planos futuros.

O tempo de renovação de mentalidade naqueles que dirigem nosso clube está mais do que atrasado. Não sei se é porque estou fora do caldeirão do Palestra Itália, mas o caminho correto não se mostra tão difícil de ser seguido. Precisamos nos renovar em termos administrativos. Felipoes e Valdivias serao sempre bem vindos, mas sozinhos não conseguirão nada. Precisarão de suporte e apoio interno, que até agora Cipullo não conseguiu dar nem a eles, nem aos grupos anteriores.

Impossível acreditar que nossos amados dirigentes palestrinos ainda não entenderam que estão atrás de muitos em termos de gerenciamento. Que os modelo de sucesso aplicado em 1970, e na gestão Parmalat não servem mais. Os tempos mudaram e se não mudarmos nossa mente dentro do Palestra, corremos o risco sim de sermos uma lembrança do que um dia foi um gigante do futebol.. Como hoje Luxa já foi um dos grandes técnicos do País.

Berlier Almeida

2 comentários: