23 de jan. de 2011

Oeste 0 x 1 Palmeiras



Pela 3a. rodada do Paulistão 2011, o Verdão viajou até Itápolis para encarar o Oeste, que vinha de uma derrota para Lusa pela segunda rodada na última quinta-feira.

Após uma boa atuação contra o Ituano utilizando-se de um esquema tática mais condizente ao que tem em mãos atualmente, Felipão manteve os 3 atacantes.

O jogo começou bastante truncado,com muita marcação dos dois times, com a equipe da casa abusando das faltas e se aproveitando da velocidade dos jovens jogadores para surpreender o Verdão..

O primeiro chute ao gol foi do Oeste, aos 3 minutos, com Dionisio, mas para bem longe.

Tinga e Assunção procuravam por Kleber, mas o gladiador estava muito bem marcado, hora por muitas faltas cometidas pela zaga do Oeste, algumas não marcadas pelo fraco árbitro Weldon Orlando Wohnrath.

Aos 9, K30 chutou rasteiro após jogada de Cicinho, que apoiava e fechava muito bem pelo meio, apresentando-se mais uma vez como a melhor opção para as jogadas de ataque do Palestra.

Fábio Santos, sem marcação cabeceou aos 10, para difícil defesa de Deola.

A equipe da casa usava bastante a velocidade, exigindo que Luan e Márcio Araújo cobrissem novamente as deficiências de Rivado.

Aos 12, em contra ataque rápido, K30 abriu para Cicinho, que meteu em profudidade para Dinei, que bateu cruzado, a direita do goleiro.

O Palmeiras, quando perdia a bola, recuava muito a marcação e possibilitava a troca de passes do meio campo e ataque do Oeste.

Aos 18, Dinei cabeceou, em cruzamento de Assunção, após rebote de escanteio cobrado pelo próprio Kid.

Deola, quando exigido, se mostrava muito seguro. Isso aconteceu aos 20 minutos, quando Maurício Ramos furou do lado direito da área palmeirense e Mazinho chutou forte, para defesaça do nosso arqueiro.

E o Oeste gostava de jogo. Um minuto depois, Cicinho perdeu a bola no meio campo, Fábio Santos apareceu na área e chutou para nova defesa de Deola. Dessa vez, Danilo bobeou na marcação. Mais uma grande defesa de Deola.

O jogo continuava bastante truncado e o Palmeiras tentava a bola longa na saída com Danilo, ou as escapadas rápidas de Cicinho pela direita, que mais uma vez fazia uma boa partida.

Aos 42, boa cobrança de falta de Kid Bengala de longe, que passou raspando a trave direita.

Aos 46, ótima jogada de Márcio Araújo pela esquerda, na linha de fundo cortou o lateral, entrou na área e bateu forte na zaga, no rebote, Luan encheu o pé, também em cima do zagueiro.

Era o fim do primeiro tempo.

O segundo tempo veio e com ele Patrick, no lugar de Dinei.

Felipão, vendo que a jogada de pivô pelo meio não funcionava devido à forte marcação do Oeste por este setor, abriu mão do atacante para deixar Patrick flutuando pelo lado direito e empurrando K30 para mais dentro da área. Com isso, Tinga foi deslocado para o meio, sendo o principal articulador de jogadas do meio campo do alvi-verde.

Aos 5 minutos, quase o Verdão abriu o placar. Assunção lenvantou na área e Danilo, sozinho, cabecou na trave.

O Oeste continuava abusando das faltas duras, principalmente em cima de K30, que sofria com um forte revezamento de botinadas. O safado do juiz não tirava o cartão do seu rabo e a pancadaria continuava solta.
Aos 8, Fábio Santos ganhou na corrida pela direita e bateu cruzado, no rebote da zaga quase Mazinho fez. Era o maior perigo de gol do Oeste até aquele momento.

Aos 12, Rivaldo escapou pela direita e entrou na área. Dedê empurrou-o com o braço esquerdo, comentendo pênalti claro, não marcado pelo safado do juiz.

Aos 15, Assunção viu Luan entrando na área pela esquerda e lançou o atacante, que entrou batendo de primeira. A bola raspou a trava esquerda do goleiro e saiu.
Aos 17, um susto. Bola cruzada em nossa área, Rivaldo tentou tirar e espirrou o taco. A bola foi em direção ao gol, pelo alto. Deola tirou para escanteio.

Aos 20, Felipão tirou Cicinho, sobrecarregado na marcação e visivelmente cansado, e meteu Vitor em seu lugar.

A jogada mais perigosa do Oeste continuava sendo através de Fábio Santos. Aos 33, ele girou em Danilo, ficou de frete para o gol, mas chutou para fora.

O jogo continuava da mesma forma. O Palmeiras tentando, mas sem arriscar chutes de fora da área, e o Oeste contra atacando, parando em nossa defesa.

Quando o jogo caminhava para mais um zero a zero, e no momento em que eu xingava Patrick por uma jogada grotesca pela linha de fundo, eis que ele mesmo, Patrick, foi abençoado com mais uma assistência do garçom palestrino Luan. 41 minutos. K30, em mais uma jogada de raça pela esquerda, deixou para Luan, que levantou a cabeça, cruzou forte na área em direção de Patrickm que chegou batendo de primeira para o fundo do gol de Fábio. Enfim, Palestra 1 x 0!!

Daí em diante foi só administrar o placar. O Oeste não demonstrava mais forças para reagir, e Felipão ainda aproveitou para fechar a defesa, colocando Leandro Amaro no lugar de Tinga aos 45.

Fim de jogo e mais 3 pontos no bolso!!

Seguem as notas:


Mais uma vez muito seguro.
Fez 3 ótimas defesas no primeiro tempo, em chutes fortes, que não deu rebote. Passa confiança à zaga e demonstrou calma nos momentos em que ficou cara a cara com os atacantes do Oeste.


NOTA: 8
Mais uma bela partida, não tão brilhante quanto a da última quinta-feira, mas se mostra como mais uma opção para o ataque do lado direito.
No segundo tempo foi forçado a ficar na marcação pelo posicionamento de Mazinho do seu lado.


NOTA: 7

Teve muito trabalho hoje com Fábio Santos, o principal atacante do Oeste.
Não fez a sua melhor partida, mas não chegou a comprometer.
Ainda muito prejudicado por cobrir as costas de Rivaldo.


NOTA: 6

Evoluiu um pouco do último jogo.
Fez uma presepada no primeiro tempo que quase resultou em gol para o Oeste.
A velocidade do ataque do Oeste o fez perder um pouco mais dos seus cabelos.


NOTA: 6

Uma vez que o problema da lateral direita aparentemente está resolvida, agora está na hora de Felipão corrigir o outro lado.
Não conseguiu acertar um cruzamento e falhou novamente na marcação.
Eu já desisti, e faz tempo.
NOTA: 5

Bela partida na noite de hoje.
Se revezou bem com Assunção na cobertura dos laterais e se apresentou bem algumas vezes ao ataque.
Quase fez um golaço no primeiro tempo.
NOTA: 6,5

O pé ainda não está tão calibrado como ao do ano passado.
Demonstra que pode jogar sim de segundo volante, uma vez que não fique sobrecarregado.
Algumas enfiadas de bola que quase resultaram no gol palmeirense.
NOTA: 6,5

Boa partida do meia palmeirense hoje.
Procurou organizar o meio e distribuiu bem as bolas, principalmente fazendo mais uma vez boa parceria com Cicinho pela direita.
No segundo tempo, fez nova função e não comprometeu.
NOTA: 7

Noite para esquecer.
Foi substituido no intervalo, pois estava sendo engolido pela zaga do Oeste.


NOTA: 4,5

O comentarista do Sportv, Carlos Eduardo Lino, deu a seguinte definição para Luan hoje:
"Luan é a asa esquerda do 4-2-3-1 moderno..."
O quê???
Eu prefiro definí-lo como o Magic Johnson do Palestra!!
NOTA: 8


O melhor em campo hoje.
Levou pancada o jogo todo, mas não se intimidou em nenhum momento.
Buscou jogo no meio, caiu pela direita, pela esquerda, e abria opções pelo meio.
A jogada do gol nasceu dos seus pés...

NOTA: 8,5


Entrou aos 20 minutos no lugar de Cicinho, cansado.
Manteve a boa marcação do lado direito, sendo prejudicado no apoio hoje.



NOTA: 6


Entrou no lugar de Dinei para armar a equipe pelo lado direito, porém demonstraque não a mínima condição de jogar no Palmeiras. Foi presenteado com um gol no fim do jogo graças a mais uma assistência de Luan. Pelo menos mostrou oportunismo. 
NOTA: 7

Entrou aos 45 do segundo tempo e não tocou na bola.
NOTA: sem nota

Procurou manter o mesmo padrão de jogo da última vitória, mas o pivô com Dinei não funcionou no primeiro tempo devido a forte marcação pelo meio da zaga do Oeste.
A entrada de Patrick melhorou o futebol de Tinga e fez K30 render ainda mais caindo pelo lados e abrindo o meio para as infiltrações.
NOTA: 6,5

O jogo foi difícil, e deficiências ainda são sentidas, principalmente na lateral esquerda, na zaga e na armação da equipe.
Porém, os 3 pontos hojes eram essenciais para um bom avanço na tabela, para que possamos respirar um pouco mais tranquilos nas próximas rodadas.

Para a próxima semana deverão estar disponíveis Adriano Michael Jackson, Thiago Heleno, João Vitor e Max Pardalzinho, dando mais opções a Felipão para mexer no que precisa ser mexido.

Além disso, devem estar chegando mais 1 ou 2 reforços, uma para o meio e outro para o ataque.

Pegamos o elevador e já estmaos em terceiro na tabela.

Com isso, Arnaldo Tirone e sua trupe continuam invictos...

E San Gennaro já ameaça um sorriso maroto...

Fabiano Vasconcelos

Um comentário:

  1. Fabiano,

    Não podemos esperar algo inenarrável do "humilde Alviverde" 2011.

    Embora algo de bom esteja ele nos demonstrando, não devemos nos iludir.

    Entretanto, vale acompanhá-lo.

    Nós, palmeirenses, continuamos atentos.

    "Construir para poder conquistar! Acreditar sempre!"

    ResponderExcluir