16 de jan. de 2011

Palmeiras 0 x 0 Botafogo/SP


O ano bisonho de 2010 se foi e a esperança da torcida palestrina de que 2011 começaria diferente, iniciando o Paulistão pegando o fraco Botafogo/SP em casa, logo na primeira rodada e aplicando logo de cara uma goleada, foi concretizada, certo? Errado!

Simplesmente nada mudou!

Felipão e seus comandados mais uma vez proporcionaram mais uma vergonha aos quase 8 mil pagantes que corajosamente sairam de suas casas, deixaram suas famílias e como de costume, sairam frustandos do Pacaembu após presenciarem aquilo que deve ser a sina e a postura de uma equipe ao longo deste ano, que já entra em campo com espírito perdedor.
A teimosia de Felipão já está rendendo decontentamento de diferentes alas da torcida palestrina. Insistir em Vitor pela direita, Mauricio Ramos na zaga, Rivado pela esquerda, Luan como "segundo" lateral esquerdo, e o chinelinho Lincoln, ora jogando no meio sem brio algum, ora jogando de centroavante, tentando ser o companheiro de K30 no ataque, já pode ser consirado até certo ponto, burrice.
O esquema tático do jogo de ontem não mudou, em nenhuma vírgula, ao do ano passado. As mesmas dificuldades e limitações de certos jogadores não posições em que atuaram demostram que Felipão, e sobre tudo a diretoria, não aprenderam com a lição do ano passado.

O grande Botafogo começou mandando no jogo, tocando muito bem a bola em seu campo de ataque, mudando bastante o lado da bola e confundindo a marcação de Vitor e Rivaldo pelos flancos, e de Marcio Araujo na cabeça da área. A bola sempre chegava com facilidade dentro da nossa área, fazendo com que Danilo se virasse para espirrá-la de lá de qualquer jeito, como se faz muito em campos de várzea. Prova disso foi logo aos 4 min, quando Deola e Danilo se esbarraram na grande área, a bola sobrou para Dirceu, que tentou por cobertura, mas para fora do gol.

A equipe de Ribeirão Preto, notando a fragilidade da nossa defesa pelo jogo aéreo, abusou do chuveirinho, quase sempre assuntando nosso arqueiro. Quando recuperávamos a bola, Rivaldo tinha um corredor imenso pelo lado esquerdo, uma vez que Vitor estava bem marcado pelo outro lado. Porém, devido às sérias limitações do nosso pseudo-lateral, pouco rendia por ali.
Aos 19 min, um lampejo palmeirense. Vitor lançou Luan, que deu belo passe para Tinga chutar. No rebote, K30 ficou na cara do gol, mas travado na hora do chute.

Aos 40 min, Kid Bengala quase marca olímpico. O nosso único poder de fogo continuava nas bolas paradas...

Fora isso, poucos foram os lances de ataque palmeirense que assuntaram o goleiro do Botafogo.

Esperávamos uma nova postura da equipe para o segundo tempo, bem como alguma mudança tática de Felipão. Mas o que se viu foi praticamente a mesma disposição, apenas com o deslocamento de Lincoln (totalmente apagado e descompromissado) do meio-campo para dentro da área, ao lado de Kleber. Sinceramente, não entendi. Tinga tinha a função então de armar o time, com a ajuda de Kid Bengala, mas o meia palmeirense também não estava em uma noite inspirada.

O Pameiras pressionava pela direita com Vitor, um pouco mais livre nesta segunda etapa, mas o último passe era muito ruim. Luan corria o campo todo, enquanto K30 não conseguia resolver sozinho as coisas no ataque palmeirense.
O Botafogo conseguiu adiantar a marcação e voltou a tocar a bola no seu campo de ataque, mas a defesa espirrava todas as bolas.

Felipão ainda tentou Patrick no lugar de Lincoln Chinelinho e Dinei no lugar de K30, já cansado, mas nada mudou. O jogo caiu muito no ultimo terço do segundo tempo devido ao cansaço físico dos jogadores. Vinicius ainda entrou no finalzinho no lugar o péssimo Rivaldo, vaiado pela torcida palestrina.

Seguem as notas:


Não participou do jogo. Somente algumas saídas de bola um pouco desajeitadas talvez pela desconfiança da zaga.



NOTA: 5



Já teve todas as chances do mundo para provar que poderia resgatar o seu futebol dos tempos de Goiás. Mas definitivamente, não dá. Algumas jogadas pelo meio, porém o passe final é péssimo. A torcida não o poupou, e já joga pressionado.

NOTA: 3




Ainda demonstra ser o mais seguro, ou melhor, o menos desastroso da nossa zaga. Algumas vezes hoje tentou sair para o jogo para iniciar as jogadas, devido ao péssimo jogo de Márcio Araújo. Vale pela raça, mas merece um companheiro de zaga melhor.

NOTA: 5



Perdeu quase todas as jogadas aéreas hoje para o fraco ataque do Botafogo, e deixava para Danilo e Deola se virarem. Mais um ano com ele?

NOTA: 2




Eu realmente não consigo entender porque que o Felipão insiste com Rivaldo pela esquerda. Não lembro de um passe certo no jogo de hoje, além de cometer faltas bobas e desnecessárias perto da área. Saiu vaiado pela torcida. Péssimo dos péssimos...

NOTA: 1


Jogou entre os zagueiros quase o tempo todo, mas a saida de bola com ele não existia. Quando arriscava algumas escapadas, pecava no passe final. Mais um para a lista de dispensa.


NOTA: 3

Apesar de ainda ser mais importante nas bolas paradas, mostrou ser o mais lúcido no meio de campo. Tentou armar a equipe pela direita, mas não teve o poder de recuperação para ajudar na marcação, sobrecarregando Márcio Araújo e a zaga.


NOTA: 5



Apagado o jogo todo. Não chamou o jogo para si, nem mesmo quando Lincoln passou a jogar infiltrado na área no segundo tempo. Em alguns lances demostrou irresponsabilidade. Deixou K30 muito mais isolado no ataque do que de costume.

NOTA: 4


"Uhh, CHINELINHO!!" Era o canto que ecoava no Pacaembu puxado por nós do blog. Enquanto não receber o que o Palmeiras lhe deve, não vai render. Totalmente descompromissado. No segundo tempo, a mando de Felipão, jogou centrado na área. Resultado: nada.

NOTA: 1


Por incrível que pareça, o melhor dos piores. Correu, lutou, cobriu Rivaldo pela esquerda, Vitor pela direita, Marcio Araujo no meio e ainda chegava no ataque, mas sem muito perigo. Dentro deste esquema tático de Felipão, não é o companheiro de ataque de K30 como poderia ser. A culpa não é dele...

NOTA: 6

Mais uma vez isolado no ataque. Apenas uma jogada de efeito em uma tabelinha com Lincoln e um chute por cima do gol. Do mais, luta e correria como sempre. Precisa do 9 urgente ao seu lado.


NOTA: 5

Entrou aos 30 minutos no lugar de Lincoln Chinelinho. A pergunta que não quer calar: o que viu Felipão no futebol de Patrick para promovê-lo da base? É o mesmo que jogar com 10. Não arma, não marca, não chuta.


NOTA: 1



Perdidinho em campo. Entrou aos 35 no lugar do Gladiador. Não me lembro de ter tocado na bola.

NOTA: sem nota




Entrou no lugar de Rivaldo no finalzinho. Também não tocou na redonda.



NOTA: sem nota



Não teve a capacidade de mudar pelo menos o esquema de jogo do ano passado. Claro que, sem limões, não se faz uma limonada, mas manter as mesmas peças nas mesmas posições, sabendo que não rendem, não dá. Único time do futebol brasileiro que joga com 2 laterais esquerdos. Teimosia que rende 700 mil reais mensais aos cofres do clube.
NOTA: 2

Nada mudou, em todos os sentidos. O ano de 2011 começa como terminou 2010. Mesmos jogadores, mesmo esquema tático, mesmos defeitos, mesmas falhas, mesmas necessidades. Felipão teve tempo para mudar, pelo menos o posicionamento e a função de alguns jogadores, mesmo tendo limitações para isso. Mas o que se viu foi um técnico e um grupo de jogadores conformados com a situação do pobre Palmeiras, que hoje se equipara à Portuguesinha do Canindé.

Que venham logo essas malditas eleições, e independente de quem assumir, o ano realmente começa no próximo dia 20.

O temido Ituano é o nosso próximo adversário, lá em Piracicaba. Temos que botar as barbas de molho, pois na sexta já poderemos estar na zona de rebaixamento.


Fabiano Vasconcelos

Um comentário:

  1. Realmente sábado foi show de horror, e olha que o Bota tá na série D...

    Falamos muito em centro-avante e laterais porém nossa zaga é pra lá de bizarra. Os atacantes do Bota levaram vantagem em quase todas as jogadas em cima da nossa dupla e só não marcaram o gol porque na hora H tropeçavam nas próprias pernas, não perdemos por sorte. Enquanto tivermos essa dupla de zaga, é certeza que o Palmeiras não disputa absolutamente nada.

    E o Felipão não ia fazer a limpa depois do vexame contra o Goiás ???

    Abraço, Aragonez

    ResponderExcluir