22 de jul. de 2010

As 5 coroas

Do principal jornal esportivo de São Paulo e da melhor mesa redonda de minha adolescência nos anos 80 a Gazeta Esportiva tornou-se uma piada no cenário esportivo paulista. Isso principalmente pela má qualidade de profissionais como Flávio Prado, Wanderley Nogueira, Dalmo Pessoa e outras figuras nefastas. Eu simplesmente desisti de assistir ou ler qualquer coisa vinda da Gazeta a no mínimo uns 7 anos.

E não é que hoje me surpreendi positivamente em receber um e-mail com um ótima matéria em relação a nossas 5 coroas e o aniversário de 59 anos da última e mais importante: A Copa Rio de 1951. Foi a melhor que li durante essa semana.

Parece que ainda temos vida inteligente e imparcial na Gazeta. Essa matéria realmente vale essa postagem.

Divirtam-se como eu me diverti.

Márcio Braga

No dia dos 59 anos do 'Mundial palmeirense', GE.Net lembra as Cinco Coroas

Inspirado em um time que marcou época no começo da década de 1950, o Palmeiras lançou seu novo uniforme na última terça-feira. Dois dias depois, na data em que a conquista da Copa Rio completa 59 anos, a GE.Net lembra o lendário time das Cinco Coroas.

Entre os dias 6 de agosto de 1950 e 22 de julho de 1951, o Palmeiras conquistou cinco títulos, três diante do São Paulo e um sobre o Corinthians. A última das coroas veio contra a Juventus de Turim no torneio considerado pelos palmeirenses como o primeiro Mundial de Clubes.

Na gola da nova camisa, cinco estrelas fazem alusão às conquistas do período. Do lado direito do peito, uma marca d'água mostra as cinco coroas. Nos arquivos do jornal A Gazeta Esportiva, a reportagem encontrou registros e detalhes de todos os títulos da época.

A primeira coroa foi a Taça Cidade de São Paulo de 1950, conquistada sobre o São Paulo, no Pacaembu. No Estadual do mesmo ano, concluído apenas em janeiro de 1951, o Palmeiras ganhou de forma improvável e ainda impediu o tricampeonato do Tricolor, jamais logrado.

Na mesma temporada, o Palmeiras faturou o Torneio Rio-São Paulo em cima do Corinthians de Cláudio, Luizinho e Baltazar. Na Taça Cidade de São Paulo de 1951, o Verdão garantiu a quarta coroa com uma nova vitória sobre o Tricolor, desta vez de virada.

A quinta e última taça do período foi a Copa Rio de 1951. Com a participação de oito dos melhores times da época, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) organizou o torneio para reerguer o interesse pelo futebol após a traumática derrota diante do Uruguai no Mundial do ano anterior.

Depois de uma campanha irregular na primeira fase do torneio, o Palmeiras passou pelo Vasco na semifinal e encarou a Juventus de Turim na decisão. Entre as fotos abaixo, há imagens dos gols marcados por Rodrigues e Liminha na partida disputada no dia 22 de julho de 1951.

Confira a galeria de fotos históricas:


1ª Coroa: Taça Cidade de São Paulo de 1950. Goleiro são-paulino Poy se esforça para defender no Pacaembu. "Já é cousa do passado a Taça Cidade de São Paulo de 1950. Repousa o custoso troféu oferecido pela Prefeitura noutra praça. É detentor do mesmo o Palmeiras, clube que, realmente, mais juz fazia à sua posse", noticiou A Gazeta Esportiva.





De pênalti, Turcão abre o placar para o Palmeiras aos 22 minutos do primeiro tempo. O jogo disputado no dia 6 de agosto de 1950 terminou com o placar de 2 a 2. Com o empate, o Verdão iniciou a coleção de coroas e foi o primeiro clube a ganhar a Taça Cidade de São Paulo e o Campeonato Paulista da mesma temporada.



2ª Coroa: Campeonato Paulista de 1950. O time escalado pelo técnico uruguaio Ventura Cambom para a final contra o São Paulo foi o seguinte: Turcão, Palante, Oberdan, Sarno, Luiz Villa e Waldemar Fiúme (de pé, da esq. para a dir.); Lima, Canhotinho, Aquiles, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues (agachados).




Fotógrafos do jornal A Gazeta Esportiva em campo durante a decisão do Campeonato Paulista de 1950. A três rodadas do final, o São Paulo tinha três pontos de vantagem, mas perdeu para Ypiranga e Santos, enquanto o Palmeiras ganhou de XV de Piracicaba e Portuguesa Santista, podendo jogar pelo empate contra o Tricolor na última rodada.
 
 


O último jogo do Campeonato Paulista de 1950 foi realizado apenas no dia 28 de janeiro de 1951 e terminou em 1 a 1. Jogadores festejam gol de Aquiles aos 15 minutos do segundo tempo. "O empate, resultado que se ajustou ao desenrolar dramático de uma partida no pior gramado do mundo, qual se tornou o do Pacaembu, concedeu as glórias da batalha ao alviverde e arrebatou ao tricolor os buscados e sonhados louros de tricampeão", noticiou A Gazeta Esportiva.
 
 


Sem camisa, Sarno levanta Aquiles, autor do gol palmeirense no empate que garantiu o título. Debaixo de muita chuva no Pacaembu, o Tricolor saiu na frente, mas uma bola que parou numa poça d'água ajudou Aquiles a empatar e impedir o tricampeonato do São Paulo, jamais conquistado.
 
 


3ª Coroa: Torneio Rio-São Paulo de 1951. Para a final diante do Corinthians, Ventura Cambom mandou a campo a seguinte equipe: Salvador, Oswaldo, Dema, Oberdan, Luiz Villa e Waldemar Fiúme (de pé, da esq. para a dir.); Lima, Aquiles, Liminha, Jair da Rosa Pinto e Rodrigues (agachados).





Jair da Rosa Pinto marcou dois gols na vitória por 3 a 1 sobre o Corinthians na decisão. Na foto, o goleiro Cabeção salta para tentar defender uma cobrança de falta do palmeirense, sem sucesso.



Jogadores do Palmeiras comemoram o segundo título do Rio-São Paulo da história do clube, conquistado no dia 11 de abril de 1951, no Pacaembu. No primeiro jogo, o Verdão ganhou por 3 a 2. "A peleja diz tudo. O Palmeiras venceu por 3 a 1, não deixando dúvida alguma quanto ao resultado. O título foi para o Parque Antártica. Saudemos, pois, o novo campeão do Torneio Rio-São Paulo!", noticiou A Gazeta Esportiva.




4ª Coroa: Taça Cidade de São Paulo de 1951. Aos 37 minutos do primeiro tempo, Aquiles inicia a reação do Palmeiras na virada por 3 a 2 sobre o São Paulo que garantiu o bicampeonato da Taça Cidade de São Paulo, no dia 27 de maio de 1951, no Pacaembu. "O Palmeiras culminou na finalíssima, colecionando seu quarto título consecutivo, depois de conquistar a mesma taça, o Campeonato Paulista e o Torneio Rio-São Paulo", noticiou A Gazeta Esportiva.
 
 


5ª Coroa: Copa Rio de 1951. Foto publicada na capa do jornal A Gazeta Esportiva. Na final, disputada no dia 22 de julho, no Maracanã, o Palmeiras entrou em campo com: Fábio Crippa, Luiz Villa, Juvenal, Salvador, Dema, Rodrigues, Ponce de Leon, Túlio, Liminha, Jair da Rosa Pinto e Lima.
 
 


A Juventus foi escalada pelo técnico inglês Jesse Carver com: Viola (goleiro), Bertucceli, Manente, Mari, Parola, Bizzoto, Muccinelli, Karl Hansen, Boniperti, Johan Hansen e Praest.



"Iniciara o segundo tempo e a Juventus vencia por 1 a 0. Liminha recebera a pelota e pelo centro atirara ao arco. A bola foi à trave, depois de passar por Viola. Na carreira, emendou Rodrigues, rasteiro, com endereço certo. Gol do Palmeiras", narrou A Gazeta Esportiva. Do lado esquerdo da foto, é possível ver a comemoração de Rodrigues.



"A partida atingia seu último quarto de hora com o marcador de 2 a 1 para os italianos. Acossado por Bertuccelli, Liminha chutou. Viola defendeu e largou. A pelota ficou pulando frente ao arco. Liminha entrou novamente e tocou o balão de couro para o fundo das redes", narrou A Gazeta Esportiva sobre o gol do título. Praest e Karl Hansen marcaram os gols da Juventus no último jogo.



Apenas duas horas depois do título, o jornal A Gazeta Esportiva já circulava pelas ruas de São Paulo, "empolgando uma vez mais os esportistas bandeirantes". Na primeira fase da Copa Rio, o Palmeiras foi goleado por 4 a 0 pela mesma Juventus em pleno Pacaembu, mas conseguiu se vingar na decisão.



Canhotinho, que substituiu Ponce de Leon na final, beija a Copa Rio de 1951. Torneio reuniu Áustria Viena, Estrela Vermelha, Juventus, Nacional, Olympique de Nice, Sporting, Palmeiras e Vasco com jogos em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário