7 de jun. de 2010

The greatest of all time

Felipão, Adilson Batista, Abel Braga etc.... Qual será o técnico ideal para o Palmeiras ? Qual o maior técnico que já vimos dirigir o Alvi-verde ?

Escolher os maiores jogadores até que não é uma tarefa muito difícil... É só incluir Ademir da Guia, Evair, Fiúme, Marcos, etc e ir listando. Agora escolher um técnico é uma tarefa mais que complicada. Alguns preferem os estrategistas, os que jogam no ataque ou até mesmo os retranqueiros... afinal, cada um enxerga o futebol de maneira diferente.

Seguindo esta linha resolvi buscar se existiam matérias listando os maiores técnicos de todos os tempos. No Brasil esquece !! Técnico é pouco cultuado por aqui... Das poucas relações que encontrei a maioria eram inglesas. A mais completa foi a que encontrei no Timesonline . Os mesmos relacionaram os Top 50 "Managers"  de todos os tempos. Em resumo temos o seguinte resultado:

Top Ten

1. Rinus Michels
2. Sir Matt Busby
3. Ernst Happel
4. Sir Alex Ferguson
5. Bill Shankly
6. Bob Paisley
7. Brian Clough
8. Bela Guttman
9. Miguel Munoz
10. Arsene Wenger

Os brasileiros da lista:

14. Mario Zagallo
18. Luiz Felipe Scolari
25. Tele Santana
43. Carlos Alberto Parreira

Do Top 10 acima citado eu preciso reconhecer que conhecia somente 3 (Rinus Michel, Alex Ferguson e Arsene Wenger).  E foi buscando maiores detalhes dos demais que pude entender que existe grande idolatria por 2 deles. Ambos são lendas do Liverpool e possuem sites . Bill Shankly e Bob Paisley. E o mais impressionante é que desde 1892 somente 17 técnicos passaram pelo clube.

Bill Shankly


O Escocês Bill Shankly vivia e respirava futebol. Assumiu o Liverpool, em 1959, quando o time de Anfield penava na segunda divisão inglesa. E quando Shankly anunciou a sua aposentadoria, 15 anos mais tarde, O Liverpool era um dos maiores clubes da Inglaterra e da Europa, tendo conquistado três títulos do Campeonato Inglês, duas Copas da Inglaterra e a Copa da UEFA. Sua paixão sobre o futebol pode ser exemplificada pelas seguintes frases:

"Pressão é trabalhar em mina. Pressão é ficar sem trabalhar. Pressão é tentar escapar do rebaixamento ganhando um salário de fome. Pressão não é a final da Copa da Europa, do Campeonato Inglês ou da Copa da Inglaterra. Isso é a recompensa."
Shankly sobre a “pressão” de treinar um clube grande

"O Liverpool foi feito para mim e eu fui feito para o Liverpool."
Shankly sobre o Liverpool

"Fui o melhor técnico do futebol e devia ter vencido mais. Não fiz nada de desonesto. Quebraria a perna da minha mulher se jogasse contra ela, mas jamais a trairia."
Shankly sobre si mesmo

"Algumas pessoas acreditam que futebol é questão de vida ou morte. Fico muito decepcionado com essa atitude. Posso garantir que futebol é muito, muito mais importante."
A frase mais famosa de Shankly

Bob Paisley


Bob Paisley foi um zagueiro de futebol inglês que ficou mais conhecido por ser um dos mais bem sucedidos treinadores na história do futebol inglês treinando somente o Liverpool, nos anos 70 e 80. Sua associação com o Liverpool duraria quase metade de um século, incluindo sua contribuição ao clube, primeiro como jogador, depois como fisioterapeuta e técnico, e finalmente como treinador. Nos nove anos que atuou como treinador (entre 1974 e 1983), ele levou o Liverpool a seis títulos da Liga, três Copa dos Campeões da Europa, uma Copa da UEFA e três Copas da Liga, e uma Super Copa da UEFA. Foram 19 títulos em 9 anos na frente do Liverpool.

Algumas frases que resumem o amor de Paisley pelo Liverpool:

"This club has been my life. I'd go out and sweep the street and be proud to do it for Liverpool FC if they asked me to."

"Other people have earned more money than me in football but no-one has enjoyed it as much as me."

Top Managers do Palestra

Uma lista dos principais treinadores que passaram pelo Palmeiras é raridade. Quase todos os grandes treinadores do Brasil já passaram pelo Palmeiras. Pela capacidade e por títulos conquistados segue a minha lista:

1. Felipão
2. Vanderley Luxemburgo
3. Oswaldo Brandão
4. Filpo Nuñez
5. Mario Travaglini
6. Ventura Cambon
7. Tele Santana.



Porque Felipão em primeiro ?? Bom, ele pode não ser o estrategista que Luxemburgo foi mais com certeza é mais Palmeirense...

E para mim isso basta...

Márcio Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário