12 de abr. de 2010

Eleições antecipadas

Existem fortes rumores que a data das eleições para presidente do Palmeiras seja antecipada para novembro. Ainda não sei se a ideia é possibilitar que as mudanças ocorram antes do início da temporada em 2011 ( o mais racional) ou se Cipullo/Belloser estejam contando os dias para passar o bastão.

Independente disso e olhando nosso quadro atual, antecipar as eleições é uma ação mais do que bem-vinda. Eleições em Janeiro é uma das últimas heranças de Mustafa Contursi, e que funcionou em uma época em que os campeonatos Paulistas se iniciavam em Março. Com o atual calendário de futebol, definir quem gerenciara o clube em Janeiro com Copa São Paulo, Campeonato Paulista e Copa do Brasil ou Libertadores batendo na nossa porta é dar um tiro no pé.

Se essa mudança se concretizar , passamos para o segundo dilema: quem será o presidente? Depois do fiasco de Cipullo e Belloser dentro das quatro linhas, fica evidente que não podemos delegar o controle do Palmeiras a técnicos e "managers". Não existem messias ou fórmulas prontas a serem compradas. Temos de descobrir, e rápido, nosso modelo de gestão. Essa função precisa e deve ser gerenciada por nós.

Precisaremos de pessoas corajosas e capazes que consigam enxergar o futebol do Palmeiras como ele realmente é. A covardia da época de Mustafa não pode retornar, nem a omissão da atual gestão. E a primeira ação do novo presidente, ao invés de trazer quilos de jogadores, deve ser uma reestruturação na area técnica. O que temos hoje no Palmeiras não é digno de nossa magnitude.

Precisamos de técnicos capazes, não de estagiários. Preparadores físicos que deixem o time voando em campo, e não que estourem os músculos de nossos jogadores em rachões ou treinos. Uma área médica que consiga devolver os jogadores lesionados em dias e não em meses, um departamente de Marketing que nos de um programa de sócio- torcedor, e nao sócio-sofredor . Tendo isso, precisaremos de jogadores que resolvam e não somente eternas promessas.

Impossível? Nem tanto. Já fizemos e tivemos isso nas décadas anteriores a 80 e no oasis chamado Parmalat. O motivo pelo qual perdemos isso, só o destino sabe. As dívidas se acumulam, mas com um nome como o Palmeiras se tem credito em qualquer lugar. 2010, salvo algum milagre, esta perdido.

Cabe a Belluzzo provar que ainda lhe resta algo e que o Belloser não é sua verdadeira face. Além da Arena e do titulo Paulista de 2008 cabe a ele conseguir traçar o destino para 2011/2012 fazendo um sucessor digno.Ou se omitir mais uma vez, e ser só lembrado como a pessoa que tirou a Arena do papel. Qual das duas opções irá se concretizar, só o tempo nos dira.

Berlier Almeida



Nenhum comentário:

Postar um comentário