20 de abr. de 2010

PALMEIRAS 1996




Sou Palmeirense, mas temos de ser justos. O futebol do Santos de hoje empolga, como empolgou o futebol do nosso Verdao em 96, da seleção brasileira em 82 e do Flamengo em 81. Queremos e ser campeões, mas se for jogando bem e para frente, e bem melhor. Existe segredo para isso?

O Santos no ano passado esteve ameaçado de rebaixamento e teve de fazer uma reestruturação no seu time para chegar aonde esta hoje. Os atuais melhores jogadores deles vieram das categorias de base e fazem à espinha dorsal do time com mais dois veteranos de alto nível. Isso tudo colocado na mão de um técnico competente e serio.

Não e a primeira vez que isso ocorre pelos lados da baixada e já mostrou ser uma estratégia de sucesso. Os valores que o Santos deve ganhar com Ganso, Neymar e André devem ajudar e muito o clube no futuro. Esse e o verdadeiro bom e barato.

Enquanto isso, nossos meninos que fizeram uma campanha muito boa na Copa Sao Paulo sao relegados a segundo plano e esquecidos. Aonde esta Gilsinho, Gabriel Silva, Ramos? Mais uma geração que vai se perdendo como se perdeu a geração inteira de Vagner Love vice-campeã em 2003 no mesmo torneio. Esses garotos percebendo o pouco espaço e oportunidade dentro do Palmeiras não tardarão em procurar outros times que reconheçam seu valor. E ai reclamar de trairagem como fizemos com Ilsinho, não ira nos ajudar muito.
Cipullo e Belluzzo deveriam rever urgentemente seus conceitos no gerenciamento do futebol, pois apostar em jogadores de 33 anos ou em revelações de investidores não tem se mostrado o melhor caminho a ser seguido. Dentro das quatro linhas o legado deles para o próximo presidente será um time velho com alguns jovens jogadores de nível médio e caixa baixo, e se San Genaro nos ajudar ainda na primeira divisão. As vendas de Pierre, DS7 e CX10 reverterão muito pouco aos nossos cofres.

Vejo alguns amigos dizendo que o time teve reação e melhorou contra o Atlético e ate alguma empolgação com Lincoln e Ewerton. Desculpem-me, mas essa reação se houve foi tão pequena que nem percebi. E mais uma ilusão e vontade de ver as coisas melhorando do que a realidade.
E acreditar que Lincoln, Ewerton e Marcos Assunção serão a solução de nossos problemas e loucura. Quem já viu Djamilnha, Rivaldo, Edmundo e Evair sabe do que estou falando.

O primeiro passo para sairmos dessa situação ridícula que nos vemos hoje, e nossa diretoria ter autocrítica e assumir que adotou uma estratégia errada para o futebol. Admitir que não se reina sozinho e que alianças políticas internas devem ser feitas e rápido, que nossas categorias de base sao um tesouro a ser explorado de forma correta alem do Palmeiras B não ser um deposito de jogadores. Admitir que a estrategia que montou um timaco em 1996 nao pode ser repetida, pois precisou de investimentos altos e finalmente, enxergar o obvio, que nossa comissão técnica não pode ser entrega a estagiários. Desculpe Zago, mas você precisa aprender em outro lugar.

O Santos de hoje nos mostra que e possível depois de uma fase péssima, ressurgir em grande estilo. E isso que difere os grandes clubes dos pequenos. O Palmeiras e um gigante e merece ser tratado como tal. A rota torta que estamos hoje precisa ser revista e acoes tomadas em 2010, para serem solidificadas em 2011.
O Santos esta ai mostrando o caminho... Se Belloser/Cipullo acordarem ainda da tempo de o nosso futuro ser tão bom como foram os anos dourados da década de 70 e 90. Basta ter coragem de mudar!
Berlier Almeida

Um comentário:

  1. O que o Djalminha e o Rivaldo faziam juntos era coisa de outro mundo.

    Abraço Marcio e amigos do BRV!

    Luiz Mousinho

    ResponderExcluir