20 de abr. de 2010

Racismo ou Vaga?

Infelizmente, temos de gastar nosso tempo no assunto que precede o decisivo jogo Palmeiras x Atlético nessa quarta feira, e que nada tem a ver com o futebol. O assunto foi a burrice cometida pelo Danilo durante o ultimo jogo no Palestra Itália, quando cuspiu e ofendeu de forma racista o jogador Manoel do Atlético.

Que o racismo e um crime condenável e que não pode haver perdão e inquestionável, assim como e muito difícil aceitar que alguém em pleno século 21 ainda acredite que a cor da pele de um ser humano seja diferencial de caráter. Danilo deve sim ser punido, e o clube arcar com a irresponsabilidade dele. Esse e um ponto.

O que não esta certo e a hipocrisia usada e manipulada nesse caso. A real intenção dessa manobra toda e de se criar um clima hostil para o jogo de quarta e tentar de todas as formas pressionarem juizes e opinião publica a fim de favorecer o time da casa e tentar reverter à desvantagem ate agora feita. Ninguém esta realmente preocupado com o crime em si de racismo, e toda celeuma deve ser esfriada rapidamente amanha às 11h45min quando o jogo terminar.

Seria realmente bom e relevante que casos de racismo como esses fossem punidos. Assim, como os programas "humorísticos" que tratam nordestinos, afro-descendentes e homossexuais de forma extremamente pejorativa e novelas que trazem os mesmos afro-descendentes sempre em papeis de empregados e escravos e raríssimas exceções em papeis de destaque.

O episodio do Danilo apenas serve para nos mostrar que no Brasil a lei ainda não e igual para todos, e sim aplicada conforme a conveniência do momento. A lei deveria ser aplicada para combater e inibir crimes e ações que vão contra os princípios de uma sociedade justa, e não como artifício para atender específicos objetivos. Essa troca de valores e que e imperdoável.

Berlier Almeida


Nenhum comentário:

Postar um comentário