21 de abr. de 2010

Guerra ou Paz?





Se meu amigo Marcio permitir, vou pegar um gancho no seu ultimo post. A entrevista de Edmundo, que para mim foi um dos maiores jogadores da nossa historia, resumiu bem o que aquele time campeão de 1993 tinha e que anda muito em falta para nós, principalmente nos últimos dois anos.

Não estou falando da qualidade técnica do time nem da competência do técnico. Isso seria covardia de minha parte. O que quero ressaltar é que um time antes de ser campeão, precisa e deve DESEJAR ser campeão.

Independente de qualquer briga interna, existe o coletivo e até mesmo o sucesso individual de cada jogador com um título conquistado. O título de 1993 definiu o fim de nosso jejum, mas também iniciaram a vitoriosa carreira de Edmundo, Roberto Carlos e outros.

Vivemos um momento parecido. Se o jejum não e tão grande, a desconfiança da torcida e da imprensa é a mesma. Embora nosso coração alviverde diga que podemos chegar lá, é difícil achar alguém que apostaria alto nesse titulo. Somente nossa comissão técnica e jogadores podem reverter isso. Se a gana de vencer se sobressair ao medo de perder, poderemos hoje começar a definir nosso caminho para a semifinal e talvez um titulo que viria abençoado. Nas quartas, jogaremos contra Atletico-GO ou Santa Cruz. Sinceridade, times inferiores ao adversário de hoje e que não devem demonstrar grandes problemas. E Grêmio ou Santos, times mais fortes na competição, nos só pegaremos na final, que ocorrera só depois da Copa.

O grupo que hoje entra em campo deve acreditar que o momento difícil é também a melhor oportunidade deles se firmarem como jogadores de um time campeão. Mesmo os que já estão com passes na Europa e México, poderiam negociar contratos muito mais vantajosos se estivessem com titulo da Copa do Brasil na mão.

Se nosso time conseguir ter esse espírito e desejo de ganhar, será meio caminho andado. Infelizmente essa lógica nem sempre e seguida pelos "boleiros", vide campeonato brasileiro de 2008 e 2009. Assim, só nos resta esperar e ver o que ocorrerá.

Só para lembrar: a famosa foto que inicia esse blog é de Jair da Rosa Pinto comemorando a raça e gana de vencer do time do Palmeiras em jogo do ano de 1951... o final da história e o que ocorreu nesse ano todos sabemos de cor. E como não pode deixar de ser ela veio do Palestrinos.


Berlier Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário