13 de abr. de 2010

No meu bolso não!!!!

Que o Brasil é um pais onde o dinheiro publico, arrecadado em impostos extorsivos, é gasto de maneira errônea e muitas vezes em beneficio de um ou poucos, não é novidade. Muitos enriqueceram seguindo a linha do para os amigos tudo e aos inimigos a lei.

No futebol isso não é diferente, e o clubes como o São Paulo souberam bem aproveitar essa regra. O estádio do Morumbi foi levantado com dinheiro do estado, e com a ajuda do então governador Laudo Natel, conselheiro e cardeal do Jardim Leonor. A versão que todas as torcidas contam, foi confirmada em entrevista do atual presidente JJ ao Juquinha... Talvez essa tenha sido uma das grandes "jogadas" dos tricoletes, pois desde sua inauguração, o Morumbi foi palco das principais decisões de campeonatos e eventos esportivos do estado.

Em um estado em que você possui torcidas gigantescas e participantes como a do Corinthians e Palmeiras, as receitas sempre foram gordas, independente do São Paulo estar participando da festa ou não. Um presente que parecia não ter fim. Mas felizmente, deitaram em berço esplendido.

O tempo passou e as modificações e modernizações no estádio não foram realizadas, alem dos demais times da capital descobrir tardiamente, que estavam desperdiçando dinheiro e doando-o generosamente ao rival e inimigo sem beneficio algum. Assim, o quadro mudou. Sobreviver apenas da torcida do Dicesar que só vai a finais, e estando localizado em um lugar distante e sem facilidades como um estacionamento descente transformou o Morumbi tão lucrativo no passado em imenso elefante branco.

Sem dinheiro para grandes investimentos, a solução teria de sair dos nossos bolsos novamente como foi a construção. O problema era como fazê-lo, e aí a Copa de 2014 surgiu como uma chance de ouro. A obsessão de ser o estádio do jogo inaugural da Copa não tem nada a ver com a visão megalomaníaca que os tricoletes têm de tudo que tinge seu nome, mas sim como sendo a prancha de salvação do estádio. A Copa era a desculpa perfeita para utilizar o nosso rico dinheirinho, coletado em impostos, para modernizar um estádio completamente obsoleto e transformá-lo em uma arena de eventos alem do futebol. Isso atenderia a uma nova tendência mundial, aonde os jogos de futebol tendem cada vez mais a serem vistos pela televisão, e mega shows em grandes estádios serem cada vez mais comuns.

O que os bambis não contavam eram com os acordos extra-campo. Acomodados em sua arrogância, acharam que nada poderia tirá-los do páreo. Os motivos que podem levar a FIFA a declinar do Morumbi e retirando-o completamente da Copa Mundo de 2014, desconheço. Mas agradeço imensamente que meu dinheiro não seja gasto em uma obra inútil e que beneficiaria apenas alguns. Podemos estar em um momento péssimo dentro das quatro linhas, mas uma coisa não podemos dizer do Belluzzo. Nossa Arena sairá do papel sem apoio de governos ou impostos, que devem ser destinados a causas mais urgentes da população como hospitais e escolas. Levantaremos nossa Arena com recursos próprios e da empresa privada, como homens e empresas de valor devem fazer.

Assim, desculpem-me tricoletes, mas dessa vez parece que nao vai funcionar. Podem ficar com seu panetone falido, pois meu dinheiro pode e deve ser gasto em ações bem mais nobres.

Berlier Almeida

Um comentário:

  1. Peço licença ao dono do blog e aos comentaristas para fazer um convite a todos os amigos palmeirenses: Como alguns sabem, porque comento em vários blogs e muitas vezes já falei sobre meu trabalho, sou esteticista e tenho um espacinho aqui no Shopping West Plaza. É bem pequeno e estamos começando, o que é sempre muito difícil. Então, gostaria de convidar a todos que virão ao jogo da próxima quinta a vir conhecer nossa loja, nossos produtos e serviços. Alem de tratamentos faciais, tenho produtos Natura, Avon, Jequiti, Phytotratha e outras linhas. O West Plaza fica ao lado do Parque Antártica e a maioria dos torcedores utiliza seu estacionamento nos dias de jogos. Então, fica o convite: Venus Estética, West Plaza, Bloco A – 4º Piso, Loja 07. Espero contar com a colaboração de todos. Grata, Claudia Venus Estética.

    ResponderExcluir