14 de mai. de 2010

Eu não sou o mordomo!


Dizem que nos antigos filmes de mistério o mordomo era sempre o culpado. E agora querem que nossa torcida seja “o mordomo” da péssima administração de Cipullo e o descomprometimento de alguns jogadores. Diego Souza está de saída do Palmeiras e a justificativa de Cipullo e cia é que a torcida é a principal culpada como foi no caso de Vagner Love. Cleiton Xavier diz que o Palmeiras perde um craque e Robert se declara revoltado como a torcida o trata, não podendo responder a altura as ofensas que recebe. Completando a ópera, Cipullo se esconde dizendo não ter nada com isso.

Estamos realmente em uma forte inversão de valores aqui. Que nossa torcida é chata e com pouquíssima paciência, isso não é segredo para ninguém. Jogador que aceite jogar em time grande tem de aceitar cobranças e ainda mais quando o resultado não vem. Diego Souza já foi ovacionado pela nossa torcida, mas simplesmente nos virou as costas quando mais precisávamos dele, o mesmo que CX10 e Robert nos fazem agora. Cleiton Xavier anda em campo, e Robert consegue desperdiçar lances bisonhos. A física já diz que toda ação tem uma reação contrária de mesma intensidade. E no futebol isso não é diferente.

Se nossos três amigos acima tivessem feito a lição de casa, e compensado a “falta de sorte” com raça e dedicação, o tratamento da torcida seria outro e os resultados em campo também. Não faltar a treinamentos e comparecer a jogos não é dedicação como DS7 quer parecer ser, mas obrigação de quem recebe um ótimo salário do clube. Para ganhar o reconhecimento de uma torcida deve haver dedicação em campo, correndo e buscando a vitória a todo custo. Exigir carinho da torcida quando eles jogaram no lixo um titulo ganho como o de 2009 e perder a classificação de forma bisonha na Copa do Brasil por vaidades pessoais é pedir que a torcida tenha sangue de barata.

Não nos isento de culpa. A falta de paciência que se tem com os garotos da base, Gabriel Silva, por exemplo, é irritante. Os meninos não conseguem ter uma seqüência de três jogos, sem que já estejam sendo bombardeados pela turma do amendoim e outros. Nesse caso, nossa torcida realmente é dose. Mas esse não é a mesma situação de CX10, DS7 e Robert. Esses merecem sim as cobranças e a revolta da torcida.

Essa torcida que hoje é a culpada de tudo, é a mesma da época da Academia e dos anos dourados da Parmalat. Estranho que nesses anos, nunca atrapalharam a vinda de títulos e nossos jogadores sempre saíram pela porta da frente, e não dos fundos como agora.

Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas que se faca com coragem e dedicação. A torcida reconhece o esforço do time como na derrota do Palmeiras na Libertadores de 1995 quando virou um jogo sobre o Grêmio para 5 x 1 e mesmo assim não se classificou. O time saiu aplaudido de campo. E só isso que queremos. Suor, raça e qualidade daqueles que podem nos dar.

A inversão de valores aqui é que Diego Souza e Cleiton Xavier pensam estar fazendo um favor de entrar em campo pelo Palmeiras, quando o correto é o contrario. Eles é que deveriam estar orgulhosos por estarem tendo a oportunidade de um dia jogarem com nossa camisa em um estádio como o Palestra Itália. O tempo com certeza mostrará isso a eles, e que o mordomo da historia não somos nós.
Berlier Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário