13 de mai. de 2010

O Tempo Não Para.


O Palmeiras se encontra combalido e sem grandes perspectivas para 2010 devido a motivos já discutidos em vários posts nesse blog e de outros amigos da mídia palestrina. Um dos motivos mais fortes sem duvida é o “timing” de Belluzzo e Cipullo.

As ações até que foram corretas em muitas vezes, mas sempre foram tomadas em momentos errados. As contratações de Henrique e Luxemburgo em 2008, e a efetivação de Valdivia como nosso maestro foram corretíssimas, mas a venda dos dois jogadores antes do inicio do Brasileiro de 2008 e a complacência com o Luxa foram tomadas em péssima hora. A contratação de Muricy Ramalho foi acertada, mas a sua demissão não poderia ter ocorrido no meio do Paulistão e com um time ainda em formação.

Ou seja, decisões tomadas em momentos errados podem determinar o sucesso ou o fracasso de um campeonato ou até de uma temporada. Essa diretoria já abusou do direito de errar o tempo da bola, de chegar sempre atrasada na jogada e de se antecipar quando não deveria. Na reta final do mandato de Belluzzo, os horizontes são negros e sem muita perspectiva de melhora.

Mas o destino decidiu ajudar Cipullo e cia. Se eles tiverem um pouco de humildade, e ai é que mora o perigo, deve-se esquecer o que já foi feito no campo de futebol até agora e pensar no futuro, que pode começar nesse Brasileirao, tomando-se decisões no momento certo.

A decisão hoje a ser tomada é trazer Luis Felipe Scolari, não importa a que preço. O seu nome é o único que poderia conciliar a torcida e o atual time. Felipao entende de futebol e seria capaz de fazer algo que Cipullo tanto tentou com Luxemburgo, ou seja, gerenciar o futebol. Conhece os meandros do Palestra, é respeitado pela imprensa além de já ter trabalhado com Galeano, nosso atual supervisor.

Não deve-se esperar resultados imediatos, mas ele já provou que a médio prazo funciona e bem. A humildade de Cipullo é que teria que ouvir mais do falar. Dinheiro é bom, mas Felipao já tem demais. Com certeza um plano de trabalho que o desafie, certeza de uma continuidade independente dos obstáculos a serem enfrentados e uma diretoria que trabalhe em conjunto podem ser determinantes na sua contratação.

Se Cipullo e Belluzzo deixarem Felipao escapar para Europa ou outro clube do Brasil, e mantiverem nosso técnico estagiário Zago, estarão dando o tiro de misericórdia nos fios de esperança que ainda temos.

Como diria o grande Cazuza: “O tempo não para”. E está na hora dos dirigentes do Palmeiras entenderem isso.
Berlier Almeida

Nenhum comentário:

Postar um comentário